Na tarde desta terça-feira (29), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba sediou uma importante reunião do Comitê Gestor da Metro CG, com representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa de Campina Grande. O encontro teve como objetivo discutir o atual cenário da rede, apresentar medidas já adotadas e estabelecer os próximos passos para sua revitalização.
Sob a presidência do professor Francisco Vilar Brasileiro, diretor geral da Fundação PaqTcPB, foram apresentados dados técnicos e históricos sobre a rede Metro CG, que integra hoje 15 unidades conectadas, distribuídas entre instituições como UFCG, UEPB, IFPB, Unifacisa, INSA, Fapesq-PB e a própria Fundação PaqTcPB. Essa reunião representa um momento histórico, onde o comitê retomou as atividades, com foco em reestruturar contratos, diagnósticos operacionais e planejar ações sustentáveis para o futuro da rede.
Entre as medidas já iniciadas, destacam-se a reativação formal do Comitê Gestor, a atualização dos contratos com os consorciados e a implementação de um projeto de revitalização da infraestrutura óptica. A medida contará com apoio de recursos da Finep, através de projeto atualmente em execução pela diretoria técnica da Fundação. A proposta contempla desde a substituição de cabos e equipamentos até a ampliação da capacidade de transmissão da rede, passando dos atuais 1Gbps para 100 Gbps, com vistas à adesão de novos participantes.
Durante a reunião, também foi apresentada uma proposta orçamentária emergencial para o novo ciclo de operação, aprovada por unanimidade. A expectativa é que, com a gestão compartilhada entre os consorciados e o apoio técnico do PoP-PB, a Metro avance com maior estabilidade, ampliando sua capilaridade e fortalecendo o suporte às instituições parceiras e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP)
A reunião evidenciou o compromisso coletivo em fortalecer a conectividade acadêmica e institucional em Campina Grande, com a Fundação PaqTcPB e a RNP assumindo um papel estratégico na operação e na expansão da Metro CG.