Latest News

PaqTcPB, Fapesq e UEPB assinam Termo de Convênio para Centros Multiusuários

Na tarde desta segunda-feira (9) foi assinado o Termo de Convênio entre a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), a Fundação de Apoio a Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para as outorgas dos Centros Multiusuários da UEPB. Ao todo 10 projetos, sendo cinco deles novos, receberão investimentos no valor total de R$ 10 milhões para desenvolverem pesquisas em diversas frentes de atuação científica.

O evento contou com a participação do presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; a diretora técnica da Fundação PaqTcPB; professora Dra. Nadja Olivera; a reitora da UEPB, Célia Regina; e os professores coordenadores do Centro Multiusuário.

A nossa diretora técnica, professora Nadja Oliveira falou sobre a importância da Fundação PaqTcPB continuar sendo fundação de apoio e interveniência junto à Fapesq e UEPB para a tecnologia e inovação no estado da Paraíba. “A alegria é por ser docente pesquisadora da UEPB e pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa, e como diretora técnica da Fundação PaqTcPB”, disse a professora, destacando que a reitora da UEPB também é vice-presidente do conselho da Fundação PaqTcPB.

A assinatura aconteceu numa solenidade realizada no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, para o acordo de parceria e os termos de outorga para os projetos aprovados no segundo edital para os projetos integrantes dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário (CEICTM) da UEPB.

O objetivo do termo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro, com o objetivo de fomentar e fortalecer os Centros já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário na UEPB em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado da Paraíba.

Além disso, também é objetivo desse termo induzir a organização de novos centros no Estado, por meio de melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento para que possam atuar como centros estaduais multiusuários em seus campi correlatos e que venham a promover a melhoria de produtos e serviços prestados à população do Estado da Paraíba.