Notícias



06/09/2017

Plataforma de proteção à propriedade intelectual de pesquisadores da UFCG é modernizada

 

Novo portal visa auxiliar cientistas e pesquisadores no processo de inscrição de patentes


O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou nesta semana seu novo portal, totalmente atualizado e em dia com as novas tecnologias disponíveis.

 

Buscando melhorar o atendimento aos pesquisadores da instituição, assim como também apresentar uma identidade visual ao núcleo, a nova plataforma tem como objetivo alcançar todos os pesquisadores dos campi da instituição, integrando informação e acesso aos serviços de proteção das propriedades industriais.

 

Em linhas gerais, o site é mais uma facilidade ao trabalho desenvolvido pelo NITT, que, entre diversas atuações, consiste em auxiliar cientistas e pesquisadores no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual.

 

É possível acessar o novo portal clicando aqui.

 

Além de disponibilizar informação sobre regulamentação da propriedade intelectual, o Portal NITT estruturou os processos de solicitação de registros de Patente de Invenção (PI), Patente de Modelo de Utilidade (UM), Registro de Software, Registro de Marca e Registro de Desenho Industrial. A partir deste mês, os pedidos de depósito serão enviados via Portal NITT, e todos os respectivos formulários estão disponíveis na plataforma.

 

“A proteção da propriedade intelectual no ambiente acadêmico reforça a valorização do conhecimento gerado pelos pesquisadores e favorece a interação das universidades com as outras Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com o setor produtivo e com a sociedade”, explicou o coordenador do núcleo, professor Nílton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

 

“A nova gestão, segundo o professor, busca seguir ampliando as ações iniciadas pelo professor Carlos Minor, gestor do núcleo desde sua criação, em 2008, até este ano. “Dessa forma, pretende-se contribuir para a disseminação da cultura da propriedade intelectual, desenvolvimento tecnológico e para melhoria do Ensino, Pesquisa e a Extensão”, finalizou.

 

Na UFCG, a proteção da PI reforçará a estratégia da Universidade na sua relação com a sociedade, nos termos de sua política institucional. Diversas atividades e ações vêm sendo realizadas em articulação efetiva com os professores/pesquisadores e em atendimento às demandas da UFCG no que se refere à proteção da propriedade intelectual, valoração e transferência de tecnologia e interações com outras instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas.



Fonte: Ascom CCT/UFCG









Institucional ITCG CITTA Serviços Área Interna Contatos Comunicação

Histórico
O que fazemos?
Quem somos?
Prêmios e Credenciamentos
Estatuto
Marca e Aplicação

Incubadora
Empresas incubadas
Empresas Associadas
Como se incubar?
Área do Empreendedor
     Lab2Market
     NIT
     Central de Projetos
     Cursos e Capacitações

O que é?

Interveniência em Projetos
Prestação de Serviços Especializados
Cursos e Capacitações
Licitações
Contratos e Convênios
Concursos

Intranet
Webmail
Saperff
Golden Portal

Fale Conosco

Notícias
Sala de Imprensa
Vídeos
Rádio PaqTcPB
Enquete
Revista FETEC
Twitter
Downloads
             


Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
Rua Emiliano Rosendo Silva - 115, Bodocongó. Campina Grande - Paraíba.
CEP: 58431-000 - Fones: (83) 2101-9020 / 2101-9025

Copyright by PaqTcPB - Todos os Direitos Reservados.