Notícias



10/11/2016

Despedida ao professor Jacques Philippe Sauvé

 

Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da UFCG se despede do professor Jacques Sauvé, que se aposenta após 34 anos dedicados ao ensino na Instituição.


Após 34 anos dedicados ao ensino, à pesquisa e à extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor Jacques Philippe Sauvé - canadense de origem e brasileiro por escolha - despediu-se do Brasil em uma homenagem organizada pelo Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da UFCG. Participaram do evento professores do departamento, amigos e ex-alunos. Durante sua aposentadoria, Jacques pretende trabalhar com foco em responsabilidade social. Ele cadastrou-se em um programa para ser voluntário na Califórnia.

 

“Se fosse refazer a sua carreira hoje, investiria apenas em pesquisa que gerasse um impacto social real”, disse Jacques durante o seu adeus à Paraíba e ao Brasil. Jacques celebrou com os presentes e apontou dificuldades enfrentadas pelo curso e pontos que precisam ser melhorados para um aprimoramento da Universidade. Para ele, pequenas ações poderiam acelerar e melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão da UFCG como a necessidade da universidade acolher o aluno, garantir seu bem-estar e permanência adequada, de maneira a sanar suas dificuldades para além da área técnica.

Outro alerta deixado por Jacques em sua despedida é a necessidade de aliar a pesquisa da ciência da computação a outras áreas do conhecimento. Essa ação, segundo ele, levaria a comunidade científica e a sociedade a um maior desenvolvimento. “A palavra inovação é dita e cobrada frequentemente, procurada o tempo todo, é exigida pelas grandes empresas, é absolutamente a força motriz, o que eles procuram o tempo todo, só que é uma coisa que é gerenciada, almejada, pedida, incentivada e a gente está muito relaxado diante disso, poderíamos fazer um pouco mais”, analisou.

IMPORTÂNCIA - O professor Jacques Sauvé exerceu grande influência no desenvolvimento da computação do país, pioneiro em diversas iniciativas na área da Tecnologia da Informação (TI). Ele foi o responsável pela chegada da Unisys ao Brasil, uma empresa mundial de serviços e soluções de Tecnologia da Informação, fundada em 1873, que no Brasil, por exemplo, presta serviços para Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Itaú, Dell, entre outras instituições públicas ou privadas de sucesso.

A história do curso de Computação da UFCG, um dos mais antigos e celebrados na área em todo o Brasil, se confunde, por vezes, com a trajetória de Jacques no país. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Waterloo, ele foi responsável pela formulação de aproximadamente 15 disciplinas do curso, além de anos dedicados à formação de mestres e doutores na área.

O encontro ocorreu no dia 08 de novembro, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na Universidade Federal de Campina Grande. Confira no link abaixo a homenagem na íntegra:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLnjrz2ezGWnNsv-b6_7xX7MhfAv_HAW_M



Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba









Institucional ITCG CITTA Serviços Área Interna Contatos Comunicação

Histórico
O que fazemos?
Quem somos?
Prêmios e Credenciamentos
Estatuto
Marca e Aplicação

Incubadora
Empresas incubadas
Empresas Associadas
Como se incubar?
Área do Empreendedor
     Lab2Market
     NIT
     Central de Projetos
     Cursos e Capacitações

O que é?

Interveniência em Projetos
Prestação de Serviços Especializados
Cursos e Capacitações
Licitações
Contratos e Convênios
Concursos

Intranet
Webmail
Saperff
Golden Portal

Fale Conosco

Notícias
Sala de Imprensa
Vídeos
Rádio PaqTcPB
Enquete
Revista FETEC
Twitter
Downloads
             


Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
Rua Emiliano Rosendo Silva - 115, Bodocongó. Campina Grande - Paraíba.
CEP: 58431-000 - Fones: (83) 2101-9020 / 2101-9025

Copyright by PaqTcPB - Todos os Direitos Reservados.