CITTA

  • PLANO DE EXPANSÃO - POLO TECNOLÓGICO DE BODOCONGÓ



  • A Fundação PaqTcPB, desde a sua criação em 1984, vem apoiando empreendimentos inovadores que  se  instalam  nos  arredores  de  importantes  centros  de formação  e  pesquisa  em  nosso Estado como a zona denominada Polo Tecnológico de Bodocongó, em Campina Grande.

    O polo é uma área diferenciada da cidade, na qual se encontram instaladas as universidades UFCG e a UEPB, a Escola Técnica Redentorista de Eletroeletrônica, a Fundação PaqTcPB, a FAPESQ, o Centro Tecnológico do Couro e Calçado (CTCC) do SENAI,  um Hospital Fundação, e empresas de base tecnológica. 

    Nesta aérea, transita cerca de 50 mil estudantes matriculados nas cinco instituições de ensino superior públicas e privadas, cerca de 3 mil estudantes matriculados em cursos técnico-profissionalizantes, além de 2.700 estudantes de pós-graduação, matriculados em 67 programas de pós-graduação (21 programas de MBAs, 35 programas de mestrado e 16 programas de doutorado). Fruto dessa ambiência, a cidade possui a marca de possuir um doutor para cada 692 habitantes.

    Fruto dessa ambiência, a cidade possui a marca de possuir um doutor para cada 669 habitantes. É nesta região que será implantado o  CITTA - Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - um empreendimento inovador de extrema importância para a promoção da sinergia entre a Paraíba e o Nordeste.

    O que é um empreendimento inovador?
    Um  empreendimento  inovador  atua  sempre  em  parceria  com  grupos  de  P&D  das  ICTs 
    (universidades  e  centros  de  P&D  do  Estado)  ou  de  outras  empresas  (a  exemplo  da  Petrobrás,CHESF,  Nokia,  Samsung,  Grupo  Positivo,  Ford  Brasil,  Venturus,  Anvisa,  dentre  outras), produzindo  soluções  para  o  mercado  nacional  e,  em  alguns  casos  para  o  mercado  global.  Tais empreendimentos consomem intensamente a mão de obra qualificada nos centros de formação do Estado e contribuem para a sua maior fixação na região.



    Sobre o CITTA

    O Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - está localizado em uma área diferenciada de Campina Grande, onde estão instaladas as principais universidades, centros de pesquisa e empresas de base tecnológica.

    Criado com a missão de promover a inovação na Paraíba e no Nordeste, o CITTA atuará com a oferta de serviços inteligentes e autossustentáveis.

  • Empresas beneficiadas

  • O Centro de Inovação abrigará dois tipos de empresas: empresas com linhas de produção e empresas com ênfase em pesquisa e desenvolvimento. Em função disso, os empreendimentos instalados no local poderão contar com galpões para manufatura, inclusive logística de armazenamento, conexão com portos - inclusive com portos secos - e com novos mercados, além de outras facilidades como a pavimentação digital de campina grande.

       
  • Ambientes Inteligentes

  •  

    Em sintonia com as atuais tendências mundiais de ambientes de trabalho e novas formas de organização e comunicação, o centro de inovação responde às novas exigências do mercado com soluções inovadoras e criativas.

    O projeto possui ampla área para estacionamento, áreas verdes permeáveis; espaço para eventos, auditório completamente montado, salas de reuniões, vídeo conferência, acesso para portadores de necessidades especiais; docas para carga e descarga e área de convivência.

    Ambiente de trabalho inteligente, tecnologias avançadas, arquitetura moderna, alta conectividade, mais conforto e segurança. Estes são os principais atrativos do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo.

    A sensação de estar conectado com a natureza experimentada nos vários ambientes do CITTA é outro de seus diferenciais.

    Projetado para dar conforto e praticidade às empresas, o empreendimento vai dispor de conectividade com acesso banda larga 24h, através de rede de fibra ótica e uma moderna central telefônica com serviço voip.

       
  • Atuação

  • O CITTA irá atuar de forma cooperativa com as empresas consorciadas e demais organizações do nordeste formando parcerias, inclusive para captação de recursos à região. Com tal posicionamento estratégico, as ações integradoras e articuladas do CITTA irão viabilizar uma melhor captação de oportunidades, ensejadas pela lei de inovação, lei do bem e demais instrumentos de apoio às inovações tecnológicas.

    Sua atuação terá um impacto direto no planejamento, na estruturação, na implantação, na implementação e na gestão de um ecossistema de negócios através da interação e cooperação entre universidades, empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e governamentais, institutos de pesquisa, incubadoras de empresas e agentes de financiamento de projetos de base tecnológica.

       
  • Atividades

  • • implantação de serviços inteligentes autossustentáveis às empresas da região e aos governos estaduais e municipais para apoiar os processos de inovação;
    • oferta de instalações e outras facilidades de infraestrutura, comunicação e logística para as empresas inovadoras consorciadas;
    • organização de serviços de informação tecnológica às empresas, governos e universidades da região, e em particular do estado da Paraíba;
    • estímulo ao surgimento de empreendimentos de venture capital para gerar oportunidades de investimento de risco para as empresas consorciadas.
    • realização de estudos, projetos e pesquisas orientados à geração, apropriação e compartilhamento de conhecimentos necessários à promoção de inovações tecnológicas;
    • mapeamento de tecnologias de domínio público e de baixo custo para promoção de empreendimentos inovadores com orientação social.

     

    Esta ação tem como pilar o apoio local do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

    Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo – de portas abertas para os empreendimentos inovadores na Paraíba!

       
  • Área

  • Área total do CITTA - 17.454 m²

    Núcleo Gestor - área de 662,50 m² - (recepção, sala de estar, administração, Laboratório de TI, Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos, sala de reunião para 16 pessoas, 03 salas de reunião para 06 pessoas, auditório para 56 pessoas, WC feminino e masculino, WC feminino e masculino para portadores de necessidades especiais, copa, despensa, depósito de material de limpeza, restaurante, 02 lojas destinadas às instalações de serviços de apoio).

    Área destinada a instalações de 52 empreendimentos -  15.900,00 m²

    - Bloco B: área de 6.613,50 m² - empreendimentos de maior porte  (10 módulos com área de 361,50 m² no pavimento térreo e mais 280,00 m² de mezanino).
     
    - Bloco C: área de 4.500,00 m² - empreendimentos de médio porte (14 módulos com área de 115,00 m² distribuídos em dois pavimentos tipo, com WC em cada pavimento, cafeteria no térreo e 97 vagas de garagem) .

    - Bloco D: área de 4.500,00 m² - empreendimentos de menor porte (28 módulos com áreas de 48,00 m² ou 51,00 m² distribuídos em dois pavimentos tipo, com WC em cada pavimento, uma cafeteria no térreo e 97 vagas de garagem).

    - Estacionamento rotativo com 128 vagas de garagem 


    - Área de convivência de 250 m² com duas lanchonetes.

       
  • Contato

  • Como obter mais informações?

    Contato: Elisonete Amorim

    E-mail: elisonete@paqtc.org.br

    Fone: 83-2101-9044

       





Institucional ITCG CITTA Serviços Área Interna Contatos Comunicação

Histórico
O que fazemos?
Quem somos?
Prêmios e Credenciamentos
Estatuto
Marca e Aplicação

Incubadora
Empresas incubadas
Empresas Associadas
Como se incubar?
Área do Empreendedor
     Lab2Market
     NIT
     Central de Projetos
     Cursos e Capacitações

O que é?

Interveniência em Projetos
Prestação de Serviços Especializados
Cursos e Capacitações
Licitações
Contratos e Convênios
Concursos

Intranet
Webmail
Saperff
Golden Portal

Fale Conosco

Notícias
Sala de Imprensa
Vídeos
Rádio PaqTcPB
Enquete
Revista FETEC
Twitter
Downloads
             


Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
Rua Emiliano Rosendo Silva - 115, Bodocongó. Campina Grande - Paraíba.
CEP: 58431-000 - Fones: (83) 2101-9020 / 2101-9025

Copyright by PaqTcPB - Todos os Direitos Reservados.