Perguntas Frequentes

O que é uma fundação? Quem administra uma fundação?

É uma instituição de fins determinados, conforme vontade de seu instituidor, formada pela atribuição de personalidade jurídica a um complexo de bens livres, ou seja, seu patrimônio. Poderão ser instituídas em conformidade com os incisos I ao IX do art. 62, do Código Civil. A administração de uma Fundação ficará a cargo de órgãos definidos em seu estatuto. No caso de fundação de natureza privada, caberá ao Ministério Público Estadual a sua autorização de criação, acompanhamento e fiscalização.

O que é uma Fundação de Apoio?

É uma Fundação, de natureza jurídica privada e sem fins lucrativos, que possui o credenciamento prévio submetido ao crivo do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de acordo com a Lei nº 8.958/94, Dec. nº 7.423/10 e Portaria Interministerial nº 191/12 MEC/MCTI.

Quais entidades podem ser apoiadas?

O apoio pode ser concedido a IFES – Instituições Federais de Ensino Superior e/ou ICTs – Instituições Científicas e Tecnológicas.

Como são formalizadas as relações entre as Fundações de Apoio e as Entidades Apoiadas?

– As relações podem ser formalizadas por meio de contratos, convênios, acordos ou ajustes individualizados com objetos específicos e prazos determinados (art. 1º da Lei nº 8.958/94 e art. 8º do Dec. nº 7.423/10).
– Como regra geral, as IFES ou ICTs editam resoluções por meio de seus colegiados superiores a fim de determinar diretrizes, procedimentos, direitos e deveres de atuação destas e das Fundações de Apoio para regulamentar a atuação dos servidores docentes e técnicos administrativos.

As Fundações de Apoio podem firmar contratos ou convênios regidos pela Lei nº 8.958/94, com outras entidades, além da Instituição por ela apoiada? Quais? De que forma?

Sim. As Fundações de Apoio na realização da gestão de projetos das IFES e ICTs podem firmar acordos, contratos ou convênios com outras entidades (públicas ou privadas), além da Instituição por ela apoiada, nos moldes da legislação específica ou de seu estatuto (arts. 1º-A e 1º-B da Lei nº 8.958/94).

Uma Fundação de Apoio pode ser credenciada a mais de uma Instituição?

O credenciamento da Fundação de Apoio é vinculado apenas a uma IFES ou ICT. A Fundação de Apoio poderá, todavia, ser autorizada a apoiar outras instituições desde que esta autorização tenha a anuência da IFES/ICT à qual está credenciada. Porém, essa autorização deverá ser devidamente ratificada pelo MEC, nos termos da Portaria Interministerial MEC-MCTI nº 191/12 e § 2º, do art. 4º do Dec. nº 7.423/10.

Como proceder com a Prestação de Contas, ao término do projeto?

No tocante à execução financeira, a Fundação PaqTcPB ficará responsável por elaborar relatórios parciais e/ou finais e anexar toda a documentação exigida pelos órgãos financiadores para a comprovar as despesas executadas, ficando a cargo do coordenador apenas o relatório técnico, que evidenciará os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto.

Qual o custo da Fundação PaqTcPB para gerenciar meu projeto?

De acordo com a legislação, nos é permitido o ressarcimento de até 15% sobre o total do projeto auxiliado. O cálculo para a formação deste custo considera a carga horária dos profissionais da Fundação envolvidos no decorrer da vigência do projeto.

Que tipos de projetos a Fundação PaqTcPB faz gestão?

A Fundação pode gerir quaisquer tipos de projeto de ensino (presencial ou a distância), pesquisa, extensão e inovação tecnológica que esteja sendo executado por uma de suas Instituições credenciadas.
A Fundação possui ainda sistema que permite auxiliar na gestão de eventos e de cursos realizados pelas Instituições apoiadas.

A Fundação PaqTcPB financia diretamente projetos?

Não. A Fundação PaqTcPB é uma fundação de apoio e não de amparo. Assim, oferecemos soluções que envolvem desde a captação de recursos com terceiros quanto na execução do projeto.