Histórico

Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB

Criada em 1984, entre os quatro primeiros parques tecnológicos do país, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB, uma instituição sem fins lucrativos voltada para o avanço científico e tecnológico do Estado.

Foi instituída pelos seguintes órgãos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Governo do Estado da Paraíba e Banco do Estado da Paraíba – PARAIBAN.

Ao longo dos anos, a instituição tem sido uma espécie de pilar, para dar suporte a projetos e programas do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação. Grande parte da sua história de prestígio é fruto dos resultados alcançados na sua atuação e das parcerias firmadas com várias instituições. Suas ações têm se pautado no desenvolvimento de atividades dentro das normas e objetivos propostos, sendo inquestionável sua reputação política e profissional.

A cooperação, colaboração e articulação com seus inúmeros parceiros formam o tripé responsável pelo reconhecimento nacional e internacional obtido através da promoção de empreendimentos inovadores e por liderar iniciativas e ações centradas na vocação do desenvolvimento regional.

DADOS INSTITUCIONAIS

Fundação Parque Tecnológico da Paraíba

Natureza jurídica: uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e pelo Governo do Estado.

Localização: Localizada na zona especial de Ciência e Tecnologia, instituída pelo Plano Diretor do Município, no bairro de Bodocongó, a Fundação PaqTcPB está a 7km da Embrapa, 5km da Universidade Federal de Campina Grande e a apenas 2 Km da Universidade Estadual da Paraíba. Nesta zona, também estão localizadas a Escola Técnica Redentorista, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado, o Hospital Universitário e o Centro Nacional Tecnológico do Couro e Calçado.

Endereço: Rua Emiliano Rosendo Silva, 115 – Bodocongó – Campina Grande – Paraíba – Brasil – CEP: 58.431-000
Fone: (83) 2101-9020 / Fax: (83) 2101-9023
E-mail: paqtcpb@paqtc.org.br
http://www.paqtc.org.br

Data de criação: 21 de dezembro de 1984.

Receita com projetos e serviços em 2010: R$ 7,5 milhões.
Público-alvo: instituições de pesquisa e desenvolvimento, instituições de ensino superior, órgãos de governo, empresas privadas, empreendimentos nascentes inovadores.

Segmentos econômicos atendidos: Tecnologias da informação e Comunicação, Eletroeletrônica, Petróleo e Gás Natural, Bicombustíveis, Agroindústria, Tecnologias Ambientais, Design entre outros serviços especializados.

Competência-chave: fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo uma de suas funções dar suporte administrativo e finalístico aos projetos institucionais.

Modo de operação: através de suas unidades de negócios, em colaboração com laboratórios das universidades Federal e Estadual da Paraíba, empresas de base tecnológica e instituições parceiras.