Núcleo Operacional PEIEX-PB promoveu oficina “Marketing e Vendas Internacionais”

10 de julho de 2018

Programação aconteceu no dia 29 de maio, na Fundação PaqTcPB

O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-PB) promoveu no dia 29 de maio a “Oficina de Competitividade – Marketing e Vendas Internacionais”, comandada pelo Professor Roberto Lang. Voltado a empresas atendidas pelo programa, o evento aconteceu no auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB.

O dia foi divido em temáticas, começando pela manhã, com o tema “Alinhando a Linguagem sobre Marketing e Vendas. Decidindo para qual Mercado se Internacionalizar”. Ainda foi abordado o “Acesso a Informações e Análises de Mercado Qualitativa/Quantitativa.” Logo após o almoço, o professor Roberto Lang abordou a estruturação do Plano de Marketing Internacional, bem como Vendas e Canais de Distribuição em Mercados Externos.

Professor Roberto Lang

O Professor Roberto Lang tem MBA pelo INSEAD Fontainebleau França (1991), Administrador pela EAESP – FGV (1983), experiência em funções de gestão geral, marketing, comerciais e consultoria no Brasil e exterior, em empresas de todas as dimensões, como Unilever, Adriano Ramos-Pinto Vinhos, Grupo Abril, BRASIF Duty Free. Atualmente diretor da Nova School of Business and Economics Lisboa no Brasil, empresário em confecções, consultor e professor na Fundação Vanzolini e na Nova SBE Lisboa, Angola e Brasil.

Participantes da Oficina

Segundo Danielly Costa, Monitora Extensionista do PEIEX-PB, a participação de 15 empresas foi importante “para que as mesmas compreendessem os fatores que devem ser considerados na avaliação dos mercados internacionais, as plataformas de estatísticas sobre exportação disponíveis e quais as principais decisões que devem ser tomadas para o devido planejamento de sua inserção no mercado externo. Foi um dia bastante produtivo, com interação constante entre os participantes e o professor”.

O evento ainda contou com as presenças da senhora Nelma Vieira, da APEX Brasil, e de Elisonete Vieira de Amorim, Gerente de Inovação e Informação da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB.

Fonte: ASCOM PaqTcPB/ITCG